Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de junho de 2014

Minha brasilidade não se veste só de amarelo,mas antes disso,veste o branco da paz,tem o azul lindo da cor de muitos olhos brasileiros,verde da cor do nosso mar,vermelho do sangue derramado em muitos protestos,nos porões da ditadura,nas disputas estúpidas,nas guerras,e como meu coração dói ,quando lembro da cor negra,dos sofrimentos de tantos com almas dilaceradas, presos em corpos sem nenhum valor.
E aí eu pergunto,nosso povo misturado,trazendo tantas cores n'alma,formando esse país,dando formas ,jeitos e em tudo tendo coragem,pode ser tão maltratado e enganado por uma mídia que só mostra o lado ruim,que só exalta um jogador de futebol?
Enganado por políticos que só fazem o jogo sujo do poder,metendo medo em quem é honesto e acaba se omitindo,sem coragem de enfrentar isso tudo e candidatar?
Minha brasilidade não me deixa calar e revoltar quando um time entra em campo e todos os holofotes para aqueles que ganham milhões por ter um gingado diferente com uma bola,enquanto muitos professores jogam todos os dias verdadeiras partidas,vencendo a pobreza,sendo muitas vezes o único respaldo de um aluno que espera sua chance de mostrar sua nova jogada,sua importância.
Minha brasilidade se confronta com o "cale-se" daqueles que gerenciam de um gabinete nossa educação e querem me dar pão e circo.
Minha brasilidade faz com que eu vá mais longe,que eu conheça a História de nosso povo,muitas vezes não contada em nossas aulas e tampouco em nossos livros didáticos.
A caminhada é árdua e não importa se ganhamos ou perdemos um jogo,uma batalha,mas importa preparar bem para esse jogo ou para aquela batalha e como fazer todo esse preparo se nos dividimos,se não nos damos mais ou calamos ou falamos na hora certa?Como construir melhor esse país se a única vez que estamos juntos é quando há uma Copa do Mundo de Futebol,com ruas enfeitadas,com medo de perder,isso sempre ,a cada quatro anos,choramos ou gritamos gol.
Minha brasilidade me recusa a aceitar isso.
Deveríamos trazer as nossas cores todos os dias,não ter vergonha de nossas misturas,nos preparar melhor para o jogo da vida,saber ganhar e perder.Valorizar cada jogador de nosso time que são os trabalhadores honestos,os nossos heróis anônimos que conseguem levar comida para casa pagando,às vezes sem saber,um imposto que não retorna para sua comunidade.
Quantos de nossos brasileiros estão brilhando no campo das diversas ciências,quantos brilham na solidariedade,quantos nem sabem do valor que têm em si mesmos?
E isso tudo minha brasilidade faz com que eu tenha que alertar,mesmo que não queiram,que só na EDUCAÇÃO de BOA QUALIDADE é que alcançaremos maturidade para realmente poder sorrir na vitória e lamentar na derrota,pois saberemos o rumo ,o caminho que nos levará ao pódio final.
Sem esse investimento,nosso povo continuará a vibrar ou chorar de quatro em quatro anos ,e sem perspectiva de crescimento, o futebol arte que nos agrada tanto será um mero acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Eu

Meus lindinhos

Meus lindinhos

Arquivo do blog

Igreja São Sebastião

Igreja São Sebastião

Arquivo do blog

praça das palmeiras

praça das palmeiras

Membro fundador da Academia Inhapiense de Letras