Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Analisei a prova do Enem,e ,percebi que ela não estava difícil,mas com certa maldade e sem muito daquilo que trabalhamos.Talvez alguns dirão que professora é essa que questiona um exame de amplitude nacional e midiática,porém vejo que esse tipo de
exame não contempla de verdade aquele aluno que estudou,"ralou", para adquirir conhecimentos,deixou de divertir para empenhar um pouco mais,uma vez que a escola
pública não oferece com boa qualidade todo aprendizado necessário ou que se pensava para tal exame.
Cobrou leitura,mas de uma forma,que em sua maioria deixou a desejar.
Não me atrevi em questionar as outras provas,questiono a de linguagens , códigos e sua tecnologias.
Vi uma questão em que a obra ,de onde retiraram o texto, faz parte do Realismo e queriam que o aluno descobrisse a quebra da expectativa romântica.
Há questões bobas,outras bem elaboradas,porém sem grande importância.Isso desestimula um bom professor de Literatura,pois poucos textos de nossos autores,parece-me que valorizaram demais os textos eletrônicos.Isso não seria tão importante assim,todavia com essa dimensão continental de nosso país,temos alunos e escolas distantes dessa realidade no norte e nordeste e em outros rincões.Percebo que a busca do conhecimento está superficial e esse exame até que me provem o contrário,não mede igualitariamente nossos alunos.
Me sinto perdida,sem saber que rumo tomar,pois sei que a educação não é só conhecimentos,que não preparamos nossos alunos só para O Enem,também para a vida,contudo a vida de muitos deles depende desse exame ,que em minha opinião ,deixou muito a desejar.
Questões onde havia trechos de Dolores Duran,Noel Rosa,etc.,não é o problema,mas o que me entristece é que nossos alunos foram direcionados para um certo tipo de estudo e a cobrança veio maliciosa,deixando de fora autores que muito bem representam nossa rica literatura.
Acho que preciso urgente arranjar um outro emprego e deixar de ser professora.Estou "careta" demais e minha cabeça não consegue acompanhar a evolução que existe hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu

Eu

Meus lindinhos

Meus lindinhos

Arquivo do blog

Igreja São Sebastião

Igreja São Sebastião

Arquivo do blog

praça das palmeiras

praça das palmeiras

Membro fundador da Academia Inhapiense de Letras