Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

Avaliação diagnóstica -PAAE

Alguém pode me explicar o motivo de aplicar estas provas do estado de Minas Gerais.
Não consigo entender pois o que se pede para os alunos é quase impossível.
Conteúdos que ainda serão vistos.
Gastos desnecessários com papel.
Tempo do professor sendo desperdiçado,pois é preciso inserir questão por questão e quantidade de alunos que marcar cada item.
Caso saibam o motivo,favor me explicar.

4 comentários:

  1. Cara Marlene, essas provas são preconizados pela política educacional neoliberal elabora pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelo Banco Mundial. Para entender essa política vide em meu blog a seção Páginas Neoliberalismo e Educação, principalemnete o texto do Pablo Gentile "Macdonaldização da Educação".

    Esse modelo foi adotado na gestão do FHC e está sendo implementado em etapas, essas provas são uma delas. Aqui no Brasil ainda estamos nas etapas iniciais, mais em países como Portugal a implantação está mais avançada e as conseqüencias podem ser diariamente acompanhadas nos blogs dos educadores portugueses, como por exemplo o Movimento Escola Pública e a Professorinha (presentes na minha lista de blogs)entre outros.

    Este modelo é cruel e está totalmente falido. O mesmo foi utilizado nos EUA, na gestão do Bill Clinton e o resultado foi o pior possível, a ponto da idealizadora desse modelo de avaliação, Diana Ravitch, escrever um livro pedindo desculpas e analisando as falhas do mesmo. Nos EUA, essas avaliações já foram abandonadas, por aqui nos é enfiada goela abaixo como se fossem novidades. Veja em detalhes a entrevista da Diana Ravich no post Recall Educação publicado no S.O.S. Educação Pública em agosto de 2010.

    Sugiro também a leitura no blog Movimento Escola Pública, o post sobre a avaliação dos docentes - outra etapa desse projeto - em Portugal. Lá os professores se uniram e acabaram com essa palhaçada, por aqui a mídia anuncia que em breve os docentes brasileiros serão avaliados. Resta saber se a categoria vai se mobilizar e seguir o exemplo dos colegas portugueses.

    ResponderExcluir
  2. Essas provas são mesmo uma mala sem alça em nossos caminho. Também tive que repetir novamente o ritual em prol da ridicularização da educação pública.

    ResponderExcluir
  3. Este ano passei pela primeira vez por essa avaliação. Na escola os alunos não dão a menor atenção a elas. Muitos nem leem o que está escrito. Marcam o gabarito fazendo desenhos neles. Nós, professores ficamos apreensivos pois não sabemos o que fazer com o descaso dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. O seu blog é excelente! Parabéns pelas informações. Sou professor na EE. Antônio Ortiga, no Ensino Fundamental e Médio, na Cidade de Juvenília, Extremo Norte de Minas Gerais, na divisa com o Estado da Bahia. Sou Mestre em Educação e Especializado em Língua Portuguesa. Informo-vos que as provas Diagnósticas do PAAE tem nos ajudado muito nas questões de poder explorar os objetivos exigidos nos descritores e principalmente naqueles exigidos no CBC. O professor é que tem que saber usar estas ferramentas para o bom êxito no processo de ensino.

    ResponderExcluir

Eu

Eu

Meus lindinhos

Meus lindinhos

Arquivo do blog

Igreja São Sebastião

Igreja São Sebastião

Arquivo do blog

praça das palmeiras

praça das palmeiras

Membro fundador da Academia Inhapiense de Letras