Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de agosto de 2010


É interresante como nós carecemos de leitura.
Tomo por exemplo as Olímpiadas em Lingua portuguesa que encerramos os trabalhos essa semana.
Nossa escola fez um trabalho interdisciplinar onde cada professor trabalhou artigo de opinião com temas variados e polêmicos.
Achei interessante pois percebo em muitos colegas uma preguiça para a leitura,muitos leem somente assuntos específicos de sua área de atuação .(Quando o fazem)
O que me chamou a atenção foi o fato de que alguns colegas nunca havia trazido um texto para trabalhar e quando fizeram em virtude do projeto,disseram que foi muito bom e que houve particapação dos alunos.
Um fato corriqueiro em minhas aulas é a questão da leitura,pois sempre estou incentivando meus alunos e recomendo livros o tempo todo e infelizmente não vejo a mesma leitura sendo feita por nossos colegas professores,com algumas exceções.
Percebo uma dificuldade de entendimento e até mesmo uma fraca participação política por parte de alguns que ainda defendem um modelo de escola ultrapassada e que não acreditam que a mudança deve partir de cada um.
No período em que estivemos em greve , a escola em que ministro 47 aulas esteve totalmente paralisada em relação às aulas,porém alguns fizeram a chamada greve branca e isso é resultado de uma falta de leitura ou também de comodismo.
Então pergunto:Se nossos colegas procurassem mais informações,não estariam mais preparados para ensinar cidadania e mostrar aos nossos alunos sugestões de caminhos?
É preciso que cada um de nós busque melhorar e não esperar somente pelas políticas públicas.
Meus alunos que leem com frequência são os que melhor escrevem e ou debatem assuntos diversificados.
Uso do recurso da correção coletiva,pois seria humanamente impossível ler tantos textos em pouco tempo e quem escreve gosta que alguém leia pois caso contrário não teria sentido escrever sem que haja pessoas para ler.
É preciso então que comecemos a melhorar a educação começando por cada um de nós.

2 comentários:

  1. Marlene,muda a capa do seu blog,ponha algo com a cara dos jovens algo mais "vivo"!!!


    axo q ficaria "melhor",so uma dica ae!!!

    ResponderExcluir
  2. Marlene, não precisa mudar sua capa do blog, pois ele deve ter sua cara seguindo sua personalidade, está muito bonito assim...
    Olha já estava na hora de alguém aqui de Inhapim ter essa iniciativa, e expor os problemas da sociedade, também gostei de seus poemas, você é muito criativa, e muito inteligente também!

    ResponderExcluir

Eu

Eu

Meus lindinhos

Meus lindinhos

Arquivo do blog

Igreja São Sebastião

Igreja São Sebastião

Arquivo do blog

praça das palmeiras

praça das palmeiras

Membro fundador da Academia Inhapiense de Letras